segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Água Quente do Chuveiro

“Então ele disse: ‘Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino’. Jesus lhe respondeu: ‘Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso’”. Lucas 23.42-43

Monte Verde é um lugar muito frio. Boa parte do ano, a média está em torno dos 10 graus chegando a 6 ou 7 negativos em Julho. Às vezes menos. Uma casa que não tenha chuveiro com água quente tornaria impossível o banho. Aqui na missão, graças a Deus, possuímos água quente. Ao tomar banho ouvindo um louvor, algo veio à mente tão forte no momento que tomava banho que caí, ali mesmo, aos prantos diante do Senhor.
Algo que várias vezes eu já havia pensado, mas não tão forte como naquele momento, naquele dia. Olhei para água quente que caía e lembrei-me dos meus irmãos em diversas partes do mundo, como na China, que precisam ser batizados no meio da madrugada, em águas gélidas muito abaixo de 0 grau, escondidos, simplesmente porque não podem ser batizados em um tanque batismal em uma igreja bonita e adornada, pois significaria suas prisões, tortura ou morte. Simplesmente por serem cristãos.
Chorei lembrando de quanto Deus é grande. De quanto eu sou pecador e ele misericordioso. De quanto eu preciso ser agradecido e muitas vezes não o sou... Chorei por tantas coisas!
Outro fator ocorreu: Alguns dias antes daquele romper em lágrimas, havia acontecido um problema na minha vida que estava me machucando, e, por isso, reclamava diante de Deus. Dois dias depois daquela minha reclamação ao SENHOR e dizer que Ele não ouvia minhas orações, liguei pra um amigo que me confessou passar um problema seríssimo em sua família.
Quando ele me contou o que ele passava, fiquei envergonhado por perceber o quanto meu problema era pequeno diante daquela situação que ele estava vivendo. Não pude evitar as lágrimas e relembrei de uma música que cantava na adolescência e comecei a cantá-la em uma sala sozinho e a orar:


“Eu pensava que o sofrimento meu era o maior do mundo
Pois eu sofria demais,
Eu pensava que não encontraria o amor tão desejado
Eu só queria paz
Até que um dia ouvi a voz de DEUS
Que me dizia: “sei dos problemas seus”
Por mais que sofra teu coração
Por mais que volte a sofrer
Há no mundo tanta gente
Chorando mais, sofrendo mais que você.”


Você deve se perguntar o que esses dois fatores têm em comum, não é verdade?
Antes de responder essa pergunta, lembrarei uma parte da BÍBLIA muito importante pra nossa fé cristã: O caminho do Gólgota.
JESUS, sofrendo, sendo humilhado, caluniado, cuspido, chicoteado, escarnecido, olhou para aquelas mulheres que choravam por Ele e disse: “Mulheres, não chorem por mim, mas chorai por vossos filhos”. Já na cruz, sofrendo, olha para um ladrão e diz: “Estarás comigo no paraíso.” Ainda na cruz, olha pra João e diz, “Filho, eis ai tua mãe”. Para não deixar sua mãe desamparada, pois sabia que a espada estava atravessando-lhe o coração naquele momento como a profecia que fora dada à Maria muitos anos antes.
Jesus, no caminho do seu sofrimento, consegue se preocupar com outros. Ele era o que precisava de consolo, mas no auge de sua dor consegue proferir palavras de consolo e salvação.
O que esses fatos têm em comum?
Quantas vezes por coisas tão mínimas estamos reclamando e exigindo de DEUS tanta coisa, quando na verdade, ao nosso redor, há tanta gente sofrendo e precisando mais do que nós?
O olhar para as coisas que QUEREMOS E ALMEJAMOS, nos cega para que não agradeçamos pelas coisas que já temos, por mais simples que pareçam ser! Como a água do chuveiro...
O reclamar de nossas mazelas, nos faz cegar diante das pessoas que mais amamos sofrendo ao nosso redor!
Se todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e se Deus não permite algumas coisas a mais do que possamos suportar, precisamos aprender de DEUS a estar gratos por tudo e por todas as coisas, sejam elas boas ou más aparentemente.
Isso é ser inteligente!
Ser sábio e ter profundo amor é, além de agradecer a DEUS pelas coisas “ruins” que nos acontecem, dar as mãos aos que sofrem quando nós achamos que somos nós os necessitados.
Amar é: sendo forte, dar o braço e estender a mão ao que sofre. (Romanos 15.01)
AMAR PROFUNDAMENTE é: Ainda que tenhamos nossas mãos tremendamente feridas pelas situações e problemas que vivemos, estendê-la aquele que está caído. Há muitas vezes tanta gente sofrendo mais que você que quando pegarem sua mão, nem perceberão que tua mão traz as feridas da batalha que você está enfrentando e ajudá-las a se erguer significa causar dor a tua mão. Entretanto, talvez, a única mão que ela terá para segurar, seja a sua.
Precisamos aprender com o Mestre a não olhar mais para nossos sofrimentos somente e olhar ao redor aqui ou do outro lado do mundo, pois há muitas pessoas sofrendo mais do que você e eu. Por mais que você pense que não pode ajudar alguém por não ter, ser ou poder, SAIBA que você tem, é e pode muito mais que você imagina! Por maior que seja teu sofrimento você pode sim, ajudar alguém. DEUS ESTÁ NA TUA VIDA!
Mostre DEUS não somente com as palavras. Mostre DEUS com atitudes:
Agradeça a Deus pelas coisas mais simples, como a água do chuveiro que tens em tua casa. Mesmo que sofras, aprenda e olhar esse sofrimento como uma oportunidade de ajudar outros, e ajude! Não precisa tocar trombetas por isso! DEUS QUE VÊ NO SECRETO Sabe!
Olhe paras as pessoas ao teu redor. Sejam eles amigos, familiares ou pessoas mais distantes de teu país. Há no mundo muita gente sofrendo mais do que eu e você!
Mesmo que tua mão esteja ferida pelas circunstâncias da vida, Deus ainda te dá a capacidade de ajudar outros. Talvez seja uma questão de visão e de fé, ou talvez, uma questão de dizer ao Senhor “eis-me aqui”. Não olhe pro teu problema mais como se ele fosse o monstro capaz de te congelar ou destruir.
Olhe ao teu redor. Há pessoas que precisam de você. Não tome isso como um dever... Mas tome isso como uma oportunidade de exercer amor. Amor como o de Cristo, que no ápice de sua dor, conseguiu amar, consolar e salvar.
Agradeça a Deus pelas coisas simples e ajude mesmo quando as circunstâncias digam que você não pode. Isso é ser grato, ser sábio e amar profundamente!


DEUS ABENCOE VOCÊ.

Alan Vieira - Missionário

2 comentários: